Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Negar transferência a alunos que estão inadimplentes nas mensalidades é ilegal

    há 12 anos

    Para obrigar pais e alunos a pagar débitos, algumas faculdades e escolas adotam medidas como negar transferências, históricos e certificados. Essa prática é ilegal e pode prejudicar a vida dos estudantes.

    Segundo Orlando Vieira, existem meios legais para que as instituições de ensino cobrem o pagamento das dívidas. Às vezes, o pai tem a preocupação de transferir o aluno para uma escola mais barata porque não vai poder pagar à atual. Por isso, precisa da transferência de forma rápida, para não perder a vaga.

    O advogado explica que a pessoa pode procurar a Justiça e pedir tutela antecipada (liminar). Com isso, no início do andamento da ação, o juiz profere uma primeira decisão, determinando que a instituição emita o documento.

    Normalmente, os pais fazem a solicitação no final do semestre ou ano letivo. Se a instituição negar e o prejudicado procurar os órgãos de defesa do consumidor, leva um ou dois meses para que a audiência de conciliação seja marcada. Provavelmente, após esse tempo, o prazo para apresentar a documentação na outra escola tenha se esgotado.

    DESCREDENCIAMENTO

    Ainda conforme o especialista, caso a decisão judicial seja descumprida, as escolas e faculdades podem ser descredenciadas junto ao Ministério da Educação (MEC). Além disso, estão sujeitas ao pagamento de multas.

    DANOS MORAIS

    O constrangimento nasce quando não se obedece a lei. Quando se nega um direito. Quando há coação. Uma pessoa não pode deixar de estudar, de fazer provas ou se inscrever em concurso porque está devendo, assegura o advogado.

    Nas ações judiciais, também é possível que a pessoa prejudicada solicite reparação moral, declarando que foi constrangida. Além da recusa de entrega de documentos, também é proibido fazer cobranças em sala de aula.

    Fonte: Jornal O Estado - 29/12/2011

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7727
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negar-transferencia-a-alunos-que-estao-inadimplentes-nas-mensalidades-e-ilegal/2980051

    Informações relacionadas

    Marcelo Barça Alves de Miranda, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Escola não pode reter documentação de aluno inadimplente

    Breno Rivas Souza Lima, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    Modelo de Notificação Extrajudicial - Recusa de Entrega de Documentos Escolares por Inadimplência (Histórico Escolar)

    Áulus Ferreira, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Retenção de Documentos Escolares por Inadimplência

    Alynne Nunes, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    A instituição de ensino nega ou atrasa a entrega de meu diploma ou meu histórico escolar. Quais são meus direitos?

    Thaile Dantas, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Universidade não pode condicionar entrega do diploma a pagamento de mensalidades

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Boa noite !! Uma escola que estudei a qual estou inadiplente à mais de cinco anos está retendo minha transferência. Estou me prejudicanto para estudar.o que devo fazer? continuar lendo