Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Advogado Empregado

    há 14 anos

    A Comissão de Advogado Empregado da OAB Ceará, vem, desde maio deste ano, desenvolvendo um trabalho de esclarecimento, cobrança e acompanhamento dos empregadores de advogados no Estado do Ceará.

    O trabalho teve inicio com a remessa de inúmeros ofícios aos empregadores para que os mesmos prestem informações sobre as condições de trabalho, salário e a divisão de honorários de sucumbência.

    Segundo denuncias feitas na OAB Ceará, algumas prefeituras, órgãos estatais e empresas privadas de terceirização estariam remunerando de forma aviltante advogados e advogadas para trabalho terceirizado, tentando desviar assim, a incidência da legislação federal sobre a remuneração e a carga horária dos advogados.

    A repercussão da iniciativa da Comissão de Advogado Empregado, algo inédito, já tem seus primeiros efeitos com a abertura do debate sobre a necessidade de um piso salarial para o advogado empregado, cumulado ao impedimento de que empresas prestadoras de serviços contratem advogados e advogadas para exercerem funções próprias da advocacia com remuneração degradante, sendo que algumas destas empresas recebem dos órgãos públicos de três a quatro vezes mais do que efetivamente pagam aos profissionais.

    A presidente da Comissão de Advogado Empregado, advogada Sheila Dantas Bandeira, tem ressaltado a importância da criação do piso salarial nos diversos níveis de categorias: advogado júnior, pleno e sênior. Informando que oficiou as empresas públicas e sociedades de economia mista solicitando-lhes a relação dos profissionais lotados nas respectivas empresas, a fim de que a Ordem possa atuar na defesa das prerrogativas destes advogados.

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-advogado-empregado/2380494

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)