Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Instalado Conselho Consultivo OAB Jovem Ceará

há 9 anos

A OAB-CE instalou, na noite da última terça-feira (10), o primeiro Conselho Consultivo OAB Jovem Ceará. A iniciativa faz parte da programação definida pela instituição para comemorar a Semana Nacional de Valorização do Jovem Advogado, que acontece até o dia 13 de fevereiro. Formado por profissionais de cada comissão temática da OAB-CE, o Conselho Consultivo reunirá advogados e advogadas com até cinco anos de profissão para debater propostas e projetos pertinentes para atender a demanda da jovem advocacia no Ceará.

De acordo com o presidente Valdetário Andrade Monteiro, é importante que o jovem advogado possa dar sua contribuição à Ordem por meio de propostas e o Conselho Consultivo é o primeiro passo nesta caminhada. "Entendemos que é preciso ter debate, fortalecer a classe, e o jovem advogado precisa desse apoio no início da carreira, da mesma forma que a OAB-CE também pode dar uma enorme contribuição quando instala o Conselho Consultivo", disse.

Na noite de ontem, todos os integrantes tomaram posse e iniciaram os debates sobre a apresentação dos Planos Nacional e Estadual do Jovem Advogado. Segundo o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira (OAB Jovem), Marcell Feitosa, a instalação do Conselho Consultivo é um momento histórico em que se consolida a valorização do jovem advogado. "Planta-se, hoje, uma semente que dará bons frutos no médio e longo prazos. Trata-se de um conselho em que não se debaterá somente a defesa dos honorários, mas a valorização de toda uma classe de advogados que precisa estar cada vez mais unida e fortalecida", conta.

Durante a solenidade de instalação, o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, destacou que a participação dos jovens na instituição é bem-vinda e isso possibilita aprofundar debates com novas ideias. O secretário geral Jardson Cruz destacou que a formação do Conselho Consultivo vai abrir novas portas para a jovem advocacia à medida em que participará de debates dentro da Ordem que ficam ainda limitadas à cláusula de barreira de cinco anos. Participaram da solenidade o tesoureiro Marcelo Mota e o diretor executivo da Escola Superior de Advocacia (ESA), Vanilo de Carvalho.

Além do Ceará, as Comissões do Jovem Advogado, tanto do Conselho Federal quanto das demais Seccionais, realizarão audiências públicas em todo o país em alusão à Semana Nacional de Valorização do Jovem Advogado. Ainda na programação, acontecerá a primeira Conferência Nacional do Jovem Advogado, a ser realizada a cada três anos. A primeira edição será nos dias 19 e 20 de março, em Porto Seguro, na Bahia.

  • Publicações8756
  • Seguidores67
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações249
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instalado-conselho-consultivo-oab-jovem-ceara/167003189

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Advogados e advogadas com até cinco anos de profissão, não são necessariamente "jovens advogados", entendo que seria mais apropriado usar a denominação "Advogados em início de carreira"; "Advogados Iniciantes"; "Iniciantes da Advogacia";
etc.
"Jovem" pode significar = Moço; Novo; Púbere; Imaturo; Adolescente.
Naturalmente, que não significa o perfil de um advogado em início de carreira.
É só a opinião, de uma advogada não muito jovem.
Moema Nunes continuar lendo