Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Delegacia Geral da Polícia Civil altera portaria sobre direitos e prerrogativas do advogado

    há 10 anos

    O delegado geral da Polícia Civil, Raimundo de Sousa Andrade Júnior, alterou a portaria nº 2449/2011-GDGPC que trata da observância aos direitos e prerrogativas do Advogado no âmbito da Polícia Civil. Com a alteração, prevista na portaria 191/2014, as prerrogativas dos advogados e das advogadas são respeitadas em consonância com o Estatuto da Advocacia.

    Além de exercer, com liberdade, a profissão em todo território nacional, as prerrogativas dos advogados incluem a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, bem como os instrumentos de trabalho; comunicar-se com seus clientes mesmo sem procuração; ter a presença de representante da OAB-CE, quando preso em flagrante; ingressar livremente nas salas e dependências de audiências, secretarias, cartórios, ofícios de justiça, serviços notariais e de registro e, no caso de delegacias e prisões, mesmo fora da hora do expediente.

    Inclui-se, ainda, a responsabilidade da autoridade policial disponibilizar local apropriado para o advogado entrevistar o cliente preso na delegacia, bem como seu acesso aos autos de flagrantes, TCO's e de inquéritos policias. De acordo com o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, a OAB-CE tem trabalhado desde 2010 para que as prerrogativas dos advogados e advogadas sejam respeitadas e garantidas em todo o Estado. "Essa alteração da portaria proposta pelo delegado geral da polícia civil, Raimundo de Sousa, minimiza todo e qualquer resquício de conflito entre advogados, delegados e servidores de delegacias", diz.

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/delegacia-geral-da-policia-civil-altera-portaria-sobre-direitos-e-prerrogativas-do-advogado/134631136

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)