Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    II Encontro Internacional de Direitos Culturais será realizado em Fortaleza

    há 11 anos

    Acontecerá, de 9 a 12 de outubro, na Universidade de Fortaleza (Unifor), o II Encontro Internacional de Direitos Culturais. O encontro possui como tema “A matriz constitucional e cidadã dos direitos culturais”, em que atenderá a uma reivindicação e construção coletiva desta área jurídica, privilegiando o diálogo entre os participantes.

    Por esta razão, o evento terá um formato dinâmico, dividido entre oficinas e simpósios. Dessa forma, o encontro proporcionará o debate entre os mais diversificados setores da cultura, seja com juristas, artistas, acadêmicos e população civil.

    O II Encontro Internacional de Direitos Culturais é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Direitos Culturais da Unifor, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da mesma instituição.

    A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Ceará (OAB-CE) apóia o evento, junto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Prefeitura Municipal de Fortaleza, Associação Cearense de Magistrados, Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará e o Centro Acadêmico Pontes de Miranda.

    A importância em debater o tema deve-se à ampliação dos Direitos Culturais terem se sistematizado de forma política e jurídica por todo o mundo, bem como ampliando sua própria evidência no cotidiano da cidadania. No Brasil, cada vez mais essa ciência jurídica se desenvolve, seguindo o exemplo de outros países que já a possuem melhor consolidada, como a França, Portugal e Espanha.

    Dentro do sistema jurídico, os direitos culturais, que versam sobre as artes, a memória coletiva e o fluxo dos saberes, são parte integrante dos Direitos Humanos e, por conseguinte, estão tenazmente ligados à ideia matriz de dignidade, ora entendida em acepção ampla, por contemplar também os outros seres e o equilíbrio da natureza.

    Mais informações:

    II Encontro Internacional de Direitos Culturais

    Local: Universidade de Fortaleza (Unifor)

    Dias: 9 a 12 de outubro de 2013.

    Estudante - R$ 25,00

    Demais profissionais - R$ 50,00

    Inscrições no link: http://goo.gl/a7A6Ya http://direitosculturais.com.br contato@direitosculturais.com.br

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ii-encontro-internacional-de-direitos-culturais-sera-realizado-em-fortaleza/100697062

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)