Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-CE na luta por garantias da advocacia previdenciária

    há 11 anos

    A Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE e a Associação dos Advogados Previdenciários do Estado do Ceará (Aapece) estão subsidiando o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, inclusive de jurisprudência, para alterações da Resolução 168 do Conselho da Justiça Federal (CFJ). A Resolução determina que os bancos só paguem o RPV (Requisição de Pequeno Valor) e precatórios se os advogados apresentarem procuração específica.

    Para rever essa situação, o Conselho da Justiça Federal, após reunião com a diretoria da OAB Nacional, criou grupo de estudos para tratar do assunto. O Conselho Federal da Ordem o integrará e dará a sua contribuição para assegurar direitos da advocacia.

    Enquanto não é definida a alteração na Resolução, os advogados previdenciários estão postulando que seja mantida recente conquista da classe. Em março último, o próprio Conselho da Justiça Federal determinou que a Caixa Econômica e o Banco do Brasil efetuassem o pagamento de precatórios e RPV somente com a procuração devidamente autenticada nas Varas. O problema é que em junho, o CFJ deliberou por novo procedimento e passou a exigir a procuração específica.

    De acordo com a presidente da Comissão, Regina Jansen, a Comissão forneceu ao CFOAB minuta contendo as questões e vai acompanhar de perto os trabalhos que serão desenvolvidos para alteração da Resolução. “Não podemos permitir que conquistas tão importantes para a advocacia sejam suprimidas”, afirmou.

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ce-na-luta-por-garantias-da-advocacia-previdenciaria/100599420

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)