Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Direitos Culturais apresenta o Projeto Advogados Cearenses Pela Cultura

    há 10 anos

    A Comissão de Direitos Culturais esteve reunida no último dia 14 de julho para a realização de sua reunião ordinária. Em pauta, a presidente da comissão, Socorro Torquato, apresentou a Cartilha de Direitos Culturais, uma publicação que tem o objetivo de conscientizar a classe advocatícia e a sociedade acerca da importância dos direitos culturais como direitos fundamentais e política de Estado.

    Sobre o projeto "Advogados Cearenses pela Cultura", o vice-presidente da comissão, Nonato Costa Filho, relatou - conforme o parágrafo 4º do artigo 216 da Constituição Federal, que teve nova redação escrita pela Emenda Constitucional nº 71/2012 - a necessidade de organização dos sistemas municipais de cultura em leis próprias, com o intuito de instituir nos municípios cearenses um política pública de cultura conjunta, descentralizada e participativa, a partir do pleno exercício dos direitos culturais.

    Na mesma perspectiva, a comissão defende a valorização das carreiras dos professores de música, teatro e dança dos municípios, conforme a lei 12.287/10, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no 2º parágrafo do artigo 26, para incluir a arte na grade curricular obrigatória da educação básica. Pois esta trata-se de uma demanda importante para o sucesso do projeto, a partir do oferecimento de condições dignas de trabalho para estes profissionais.

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações150
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-direitos-culturais-apresenta-o-projeto-advogados-cearenses-pela-cultura/127770177

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)