Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB pede cassação de Leonelzinho

    há 11 anos

    A Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará - representada pelo presidente do colegiado, Tarcísio José da Silva - apresentou ontem à Câmara Municipal de Fortaleza um pedido de cassação de mandato do vereador Leonel Alencar (PTdoB) por denúncias de corrupção, improbidade administrativa e quebra do decoro parlamentar. O documento foi enviado ao presidente da Casa, Walter Cavalcante (PMDB).

    A primeira conduta ilícita citada pela OAB é a aparição, em junho, de Leonelzinho Alencar nas redes sociais exibindo doação de latas e pacotes de leite em pó ao Instituto da Primeira Infância (Iprede). Conforme noticiado à época pelo blog de Política do Diário do Nordeste, o vereador cumpria uma pena determinada pela 6ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, mas declarou, em um post no facebook, que a ação era de iniciativa própria.

    "O sentenciado, em um padrão reprovável de desempenho ético e moral, considerou, distorcendo a verdadeira finalidade (a pena imposta), como um ato de solidariedade e posando para a mídia como se estivesse praticando um ato de solidariedade", argumenta a denúncia da OAB.

    Além desse episódio, a Comissão de Ética da OAB aponta o acúmulo irregular de cargos do vereador, que, paralelo à vaga na Câmara Municipal, teria ocupado cargo comissionado no município de São Gonçalo do Amarante. Conforme aponta o documento, a quebra de decoro parlamentar do vereador respinga na honorabilidade da Câmara.

    O pedido de cassação contra Leonel Alencar ainda é substanciado por uma ação civil de improbidade administrativa encaminhada, neste ano, pelo Ministério Público contra o vereador por favorecimento próprio e de parentes através de recursos públicos municipais.

    A OAB pede que seja distribuída cópia do documento a todos os vereadores e feita a leitura na primeira sessão após a confirmação de recebimento da denúncia. O presidente Walter Cavalcante submeteria o plenário à votação para obter admissibilidade do pedido, com resposta definida por maioria simples, sendo sorteados três vereadores para a comissão que iniciaria a instrução processual que declararia perda do mandado do parlamentar por "decisão soberana" no legislativo municipal.

    Fonte: Diário do Nordeste

    • Publicações8756
    • Seguidores67
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pede-cassacao-de-leonelzinho/100659017

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)